Como conquistar mais leitores

Parte I

Em primeiro lugar, escrevendo. Direito. Corretamente. Quando digo corretamente, não tou dizendo que tem que ser em um português tipo “castiço”, “indefectível”, “impecável”, cuja maior preocupação é a correção, mais nada [vejam que escrevi utilizando a linguagem informal, “tou”, no lugar de “estou”].

Mas tem que ser em língua que todo mundo entende, não acham? Afinal, ninguém, gente, nin-guém gosta nem precisa ficar decifrando o que está escrito em mau (antônimo de bom) português. Dá uma prejudicada geral no entendimento do texto, sabe? E vindo de gente séria, dita e tida como “estudada” – professores universitários, jornalistas, gente que influencia a opinião pública – causa uma impressão estranha, quando não um desserviço a uma parcela razoável de leitores, que podem ficar em dúvida quanto ao uso de uma ou outra palavra, expressão, frase.

Exemplos? A farta utilização de “mal” no lugar de “mau” [aqui, um link legal mostrando a diferença entre as duas palavras]; o uso de crase em palavras que não a demandam (“quero dizer à todos”, no lugar de “quero dizer a todos”) [aqui o link para uma explicação de quando não se usa crase]; o uso equivocado de determinadas flexões verbais (“quando você ver aquela moça”/”quando você vir aqui”, no lugar de, respectivamente, “quando você vir aquela moça”/quando você vier aqui”). [Veja aqui como e quando utilizar a forma correta].

Tou viajando? Peguem letras de músicas; artigos de jornais de grande circulação; reportagens; artigos científicos; teses, dissertações, monografias… e confiram.

Aliás, pra quem quiser, vai aí a sugestão de um portal de língua portuguesa que vale a pena conhecer. De lá, é só zarpar para outros.

– o –

Parte II 

Eu acho o WordPress uma ferramenta magnífica pra blogueiros. Foi sugestão da Roseli Silva (aqui o link para o blog dela), economista e professora danada, mulher antenada e – o melhor – minha amiga-irmã, de longa data.

Hoje, assim sapeando – coisa que só dá pra fazer aos domingos e olhe lá – achei esse texto com dicas preciosas, pra quem quer ter um blog e, é claro, ser lido. É em inglês, é óbvio, mas é legal. Não serviria, penso, para os mais, digamos… intuitivos. Porque esses já se viram sem tais sugestões. Mas para o comum dos mortais pode ser bem útil.

E se não for, poxa, fiz minha parte.

Clique: How to Get More Traffic.

Anúncios

Sobre lifega

Ande um pouco comigo, antes de me perguntar quem sou.
Esse post foi publicado em Blogs, Cultura, Língua Portuguesa e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s