INAUGURANDO VELHAS NOVIDADES

Hoje é um dia especial, para mim.

Há 40 anos, quando assisti, pela primeira vez, a um jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, não tinha uma ideia muito clara do que aquilo era, para as pessoas adultas… e o que se tornaria, para mim.
Era 1970, não sei a data certa (depois olho em algum lugar da net… aqui, sempre se acha tudo!). Era a primeira vez que os jogos estavam sendo televisionados e as imagens chegavam aqui para nós, direto do México.

O que me havia movido, confesso, a assistir o primeiro jogo (não me lembro, com exatidão) foi um artigo que li, no jornal que quase tomava de meu pai, assim que ele chegava do trabalho, e que dizia que as iniciais dos três times que o Brasil iria enfrentar, na primeira fase (Tchecoslováquia, Romênia e Inglaterra), compunham a palavra TRI. Da mesma forma, havia, também, um cálculo com os anos em que o Brasil já havia sido campeão e a conta final dava 1970.

Curiosidade. Essa grande dama que vela o sono de nossos conhecimentos, colhidos, recolhidos, distribuídos, dissipados, revistos, previstos… ao longo da necessária linha imaginária do tempo, cronológico. A lógica de Cronos, que só sabe, de seus filhos, devorá-los.

Foi curiosidade, o que me moveu. Embora deva reconhecer que, ali, já havia algo do espírito mezzo científico mezzo místico que me tem movido desde então, na direção do que só saberemos – se – bem depois de agora.

A mesma curiosidade, o mesmo desejo de testar uma hipótese, de maneira lúdica e meio mágica, me traz, agora, à aventura de tentar um blog.

Com um poema na cabeça, desde ontem, que queria dizer mais ou menos assim:

Depois de tantos livros,

depois de tantos nãos,

como me sentiria só,

se é feita de tantos a minha voz,

se tenho canções de todos os cantos

do mundo, se inda murmuro

teu nome às paredes

e se tenho, agora, este cão?

Bem. Foi dada a partida.

Senão, vejamos.

15.06.2010

Sobre lifega

Ande um pouco comigo, antes de me perguntar quem sou.
Esse post foi publicado em OS VINDOS DE LÁ. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

